O mundo mágico das Pentatônicas Menores/Blues

cartao_visita_rafa_schuler_frente 2Hi Folks!

Nosso assunto é: a escala Pentatônica Menor/Blues e as diferentes aplicações sobre os diversos tipos de acordes. Aos poucos vou explicar a origem e o porque delas funcionarem sobre esses acordes, as sonoridades, intervalos, notas, relações, linguagens enfim, dicas diretas e de uso prático.

Por enquanto vamos abordar somente o Campo Harmônico da Escala Maior.

Nesse primeiro post vou abordar o acorde de Cmajor7 ou Cmaj7 ou C7M, I grau da escala maior, modo Jônio e vamos aplicar a Pentatônica Menor/Blues de E (Mi).

Uma pequena dica:

Sempre que falarmos na Pentatônica Menor vamos pensar também na escala Blues que na verdade é a mesma escala porém com a 4 aumentada (4#) adicionada, também chamada de Blue Note.

Formação da Pentatônica Menor e Blues de E (Mi).

Intervalos/notas da Pentatônica menor:

1, 3b, 4, 5 e 7b.

E, G, A, B e D.

Intervalos/notas da Escala Blues:

1, 3b, 4, 4#, 5 e 7b

E, G, A, A#, B e D.

Então, sobre o acorde de Cmajor7 ou Cmaj7 ou C7M usar a Pentatônica Menor/Blues de E (Mi).

Intervalos/notas do Acorde de Cmaj7:

1, 3,  5  e 7

C, E, G e B.

Intervalos/notas da Pentatônica Menor /Blues de E:

1, 3b, 4, 4#, 5 e 7b.

E, G, A, A#, B e D.

Análise:

Cmaj7:            C, E, G,              B

Penta/Blues:      E, G, A, A#, B e D.

Intervalos:     1, 3b, 5, 4,  4#, 7  e 9.

Então, tocando a Pentatônica/Blues de E teremos 3 notas que não fazem parte do acorde (A, A# e D) e nos afastamos da Tônica C que já está sendo tocada e ouvida o tempo todo naturalmente. O sabor “Blues” é que dá um toque especial.

Se você não está afim de entender toda essa análise apenas toque e ouça como soa, fica aí mais uma opção de aplicação.

Semana que vem continuo com novas aplicações e como disse anteriormente, vou explicar a origem de tudo ao final.

Abs guitarrísticos.

Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O mundo mágico das Pentatônicas Menores/Blues

  1. Ricardo nRosa disse:

    Bela dica! Na verdade não entendi muito bem a questão do campo harmônico, mas na prática a sonoridade é show! Então, se eu estiver por um exemplo em E7M, vou usar a penta blues de G#m, e assim por diante, correto?

    • Rafa Schuler disse:

      Bom dia Ricardo! Exatamente, pensa uma 3 (terça) acima do acorde e aplica a Pentatônica! O Campo Harmônico em questão é o de C maior, modo Jônio e daí que extraímos a Pentatônica de E (Mi).
      Nos próximos posts vou explicar a origem de tudo bem como mais opções de Pentatônicas.
      Abs guitarrísticos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s