Nosso assunto é: a escala Pentatônica Menor/Blues e as diferentes aplicações sobre os diversos tipos de acordes. Aos poucos vou explicar a origem e o porque delas funcionarem sobre esses acordes, as sonoridades, intervalos, notas, relações, linguagens enfim, dicas diretas e de uso prático.
Por enquanto vamos abordar somente o Campo Harmônico da Escala Maior.
Nesse primeiro post vou abordar o acorde de Cmajor7 ou Cmaj7 ou C7M, I grau da escala maior, modo Jônio e vamos aplicar a Pentatônica Menor/Blues de E (Mi).
Uma pequena dica:
Sempre que falarmos na Pentatônica Menor vamos pensar também na escala Blues que na verdade é a mesma escala porém com a 4 aumentada (4#) adicionada, também chamada de Blue Note.
Formação da Pentatônica Menor e Blues de E (Mi).
Intervalos/notas da Pentatônica menor:
1, 3b, 4, 5 e 7b.
E, G, A, B e D.
Intervalos/notas da Escala Blues:
1, 3b, 4, 4#, 5 e 7b
E, G, A, A#, B e D.
Então, sobre o acorde de Cmajor7 ou Cmaj7 ou C7M usar a Pentatônica Menor/Blues de E (Mi).
Intervalos/notas do Acorde de Cmaj7:
1, 3, 5 e 7
C, E, G e B.
Intervalos/notas da Pentatônica Menor /Blues de E:
1, 3b, 4, 4#, 5 e 7b.
E, G, A, A#, B e D.
Análise:
Cmaj7: C, E, G, B
Penta/Blues: E, G, A, A#, B e D.
Intervalos: 1, 3b, 5, 4, 4#, 7 e 9.
Então, tocando a Pentatônica/Blues de E teremos 3 notas que não fazem parte do acorde (A, A# e D) e nos afastamos da Tônica C que já está sendo tocada e ouvida o tempo todo naturalmente. O sabor “Blues” é que dá um toque especial.
Se você não está afim de entender toda essa análise apenas toque e ouça como soa, fica aí mais uma opção de aplicação.
Semana que vem continuo com novas aplicações e como disse anteriormente, vou explicar a origem de tudo ao final.
Abs guitarrísticos.
Bela dica! Na verdade não entendi muito bem a questão do campo harmônico, mas na prática a sonoridade é show! Então, se eu estiver por um exemplo em E7M, vou usar a penta blues de G#m, e assim por diante, correto?
Bom dia Ricardo! Exatamente, pensa uma 3 (terça) acima do acorde e aplica a Pentatônica! O Campo Harmônico em questão é o de C maior, modo Jônio e daí que extraímos a Pentatônica de E (Mi).
Nos próximos posts vou explicar a origem de tudo bem como mais opções de Pentatônicas.
Abs guitarrísticos