Uma pequena frase, uma lição de vida!

Mais uma com o genial Nadruz!

Maestro Marcelo Nadruz, ensaio Christmas Rock e muita partitura!

1998, Pasadena, California, segunda-feira, meu primeiro dia de aula de guitarra com o grande guitarrista Frank Gambale no LAMA, Los Angeles Music Academy. Dia longo, começou às 8 da manhã e foi até às 20hs30. Tudo novo, desde o cheiro, as cores, lugares, escola, idioma enfim, a lista era longa. O que aconteceu?!

Bom, resumindo recebemos uma partitura com a música Equinox, um clássico, com uma harmonia menor de Blues para tocarmos ao final do dia na última aula chamada Ensemble Workshop onde cada aluno toca com a a banda da escola, grandes músicos com leitura à primeira vista e, é claro, Gambale olhando tudo para fazer suas considerações ao final.
Como não entendia inglês ou melhor, quase nada, usei o “Break” de 1h para conhecer a escola, afinal era o primeiro dia! Bom, de cara um detalhe acabou comigo, literalmente, pois eu havia entendido que a música era para ser tocada na outra segunda, ou seja, uma semana depois! Pensei comigo, tranquilo, em uma semana aprendo a melodia na partitura, visto que não sabia ler música! Bom, para meu azar ou melhor, hoje enxergo como sorte, a música era para ser tocada no mesmo dia! (risos). Faltavam 20 min para retornar a aula e me dirigi ao pátio da escola e vi todos os meus colegas com as partituras tentando ler a melodia…Gelei, na hora, caiu a ficha de que tínhamos que tocar a música em 20 min! Meu cérebro começou a rodar tão rápido que não conseguia organizar as idéias, um tipo de desespero interno misturado com vários sentimentos entre eles, de raiva por não entender a língua, uma frustração pois não queria decepcionar o professor, havia me comprometido de dar o melhor de mim nesse ano, afinal era uma grana sendo investida, tinha ganhado 1/4 de bolsa do Gambale para ir aos USA estudar enfim, imagina tudo o que veio à minha cabeça em segundos?!
LIÇÃO 1: Passou um baterista, da Costa Rica, que ouviu meu colega (um ser da Irlanda que desistiu do curso na terceira semana pois gostava mesmo era de golfe e não aguentou a pressão) rindo de mim e falando em alto e bom tom, na verdade questionando como eu não havia entendido?! Eu nem argumentar podia pois não falava inglês, mas entendi o recado e fiquei “puto da cara” afinal…nisso esse baterista que estava passando parou, colocou a mão nas minhas costas e com um olhar de quem provavelmente passou por uma situação parecida senão a mesma e, queria ajudar de alguma forma, me disse uma frase maravilhosa que lembro sempre, até hoje, no que se refere a música (vamos deixar claro): – DON`T WAIT, JUST DO IT! (Não espere, apenas faça!)
Ok, entendido, absorvido, bem-vindo ao LAMA, American way!!!
Bom, me restava usar o ouvido, contar com a sorte e não ser o primeiro a ser chamado para tocar com a banda.
Mas a minha cobrança interna era tão forte que durante a aula minha inquietação e raiva de mim mesmo me levou a 2 grande lição do dia, para fechar com chave de ouro!!
LIÇÃO 2:
Frank Gambale estava sentado ao meu lado em cima da mesa observando os alunos tocarem e resolvi me desculpar por antecipação pois entendi que não iria tocar a melodia corretamente afinal não sabia ler música, iria tocar os acordes e improvisar mas a melodia…Olhei para ele com aquela cara de “cachorro cagado” esperando um consolo e falei: – Eu não sei ler (usando um inglês errado provavelmente) e, é claro, veio a melhor e pior resposta para aquele momento. Me olhando com um ar de tranquilidade, realismo e como quem diz, bem-vindo ao mundo real da música, ele disse:
I`M SORRY.
Consegue imaginar um cachorro cagado duplamente, arrependido por ter aberto a boca e falado uma merda daquelas para um dos melhores guitarristas do mundo?! Rsrsr
Bom, fica a lição:
Ler, escrever música é como saber falar o nosso idioma! Não saber ler é como ser um analfabeto! Sim e pior, você está FORA do universo e do mercado da música e com certeza vai perder grandes oportunidades de vida!
Bom ficam as dicas de hoje!
Abs guitarrísticos,
Rafa

Esse post foi publicado em Notícias, Projetos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s